ALL >> Politics >> View Article
Quanto Custa O Social Do Brasil?
Quem não está sempre reclamando dos pobres que correm para nós pedindo esmolas, reclamam dos buracos no meio da rua, da falta de sinalização e até do guarda que muitas vezes quer somente uma grana para resolver o problema que tem em casa... a fome...
O custo social do Brasil, é muito maior que a peneira que procuramos usar para tapar o sol. Ficamos somente reclamando, correndo e principalmente torcendo o nariz para o problema que está na soleira da nossa porta.
Pobreza... isso existe?
Tenho visitado parte do interior do Maranhão e realmente nunca vi tamanha pobreza, que faz das favelas das cidades serem mansões para os que vivem lá. São casas de pau a pique, sem água potável e muito menos um banheiro.
O pessoal come pouco ou nada, alguns, vivem da pescaria ou somente da farinha e da mandioca...
Já se imaginou vivendo nessa forma?
E que culpa eu tenho?
Para essa pergunta, a resposta é simples... Não tenho culpa, então porque o problema está à minha porta?
Porque nossos antepassados pisaram ...
... na bola... e pisarem feio, quando quiseram ganhar mais, então trouxeram os negros da Ãfrica e os escravizaram durante séculos e fizeram isso sem dó.
Então, em uma "jogada" polÃtica, libertaram milhares de escravos, totalmente sem qualquer tipo de treinamento, que queriam somente viver a sua liberdade e assim se formaram as primeiras favelas no Rio de Janeiro e outras grande cidades.
E ai? Que culpa eu ainda tenho?
Nesse contexto, eu tenho TODA a culpa, você também... todo o Brasil, toda riqueza e a falta dela é nossa culpa, porque de uma forma ou de outra, estamos ligados ao passado do Brasil.
Como?
Eu, você e todas as famÃlias, sejam as ricas ou pobres, estamos vinculados a alguma famÃlia que já teve alguma coisa. Podem talvez terem usado sabiamente os recursos que foram dados por alguém, ou gastaram de qualquer forma...
Minha famÃlia, em parte ou na Ãntegra veio de fora do Brasil, e porque eu tenho tão pouco? Simples... meus parentes, de uma forma ou de outra, não aproveitaram as oportunidades que foram dadas.
E o que isso tem haver com o Brasil?
As favelas, os pobres e entre tantos excluÃdos, boa parte tem tudo haver conosco. Nós só ficamos calados, vendo o resto cair ao nosso redor... entramos em nossos castelos de areia e torcemos para que a chuva ou o mar não o destrua.
Nos falta coragem para fazer alguma coisa REAL, alguma coisa de fato... falta até o verdadeiro desejo de fazer diferença.
Como que poderemos fazer alguma diferença?
O Brasil é um grande pais, com mais de 176 milhões de habitantes... você leu direito? Mais de 176 MILHÕES... quem não se lembra da copa de 70, onde a música dizia, que eram 50 milhões... e em pouco mais de 30 anos, a população Brasileira cresceu mais de 3 vezes.
Nós, que temos um pouco mais de grana, conhecimento e até estamos melhor incluÃdos digitalmente, pensamos 2, 3, mil vezes antes de imaginar te UM filho, imagine 3 ou mais, como as famÃlias que vivem no interior, nas favelas vivem?
Você pode conversar, mostrar que existem meios de evitar a concepção, evitar ter tantos filhos, que vão somente copiar o mesmo problema dos pais, serão como clones, onde vão também sofrer e ficar esperando uma esmola de alguém ou do governo.
Escolha 10 pessoas e ensine a pescar!
Dizem que nós, o menos excluÃdos, somos algo em torno de uns 20 a 30 milhões, se eu, você e mais algumas pessoas fizerem, estamos de fato mudando o Brasil.
O Brasil precisa MUITO mais de gente com orgulho e a crença de que pode fazer diferença, que somente bocas que ficam esperando, abertas, por alguma esmola sua ou minha.
Você tem muita grana? Então ajude mais gente. Faça diferença, porque guardar o seu dinheiro ou gasta-lo de forma indecente? Lembre-se que o Governo dá descontos para doações e ações sociais... faça a sua parte e economize.
Visite alguma associação, entidade ou alguma outra, que você possa falar da sua experiência de vida, mostrar o que há de bom e como aquelas pessoas poderão mudar suas vidas.
Você acha que não deve?
Pois é, então deixe o governo fazer seus programas "sociais". Deixe ele gastar bilhões de Reais com pessoas que não fazem por onde, pessoas que somente tem a certeza que o Governo precisa e deve dar para elas o que comer, beber, saúde e até moradia, tudo isso, sem muito esforço.
Depois, não reclame que o imposto de renda, os custos, a vida está cara e mais difÃcil, porque a cada dia, mais e mais pessoas decidem que devem esperar o Governo resolver seus problemas.
ACORDE... aprenda e veja que é VOCÊ que paga a conta, seja de forma direta no seu salário ou na sua empresa... seja quando você compra uma bebida, paga o seu aluguel ou até usa a sua conta do banco... lembra-se do imposto chamado CPMF, que deveria durar não mais de 6 meses? Isso foi em 1996 ou 95?
Pois é precisamos fazer a nossa parte... colocar a mão na massa e não deixar mais que o Governo "resolva" seus problemas.
O custo Brasil, não está somente no custo de financiar a estabilidade, bem como pagar os juros, está MUITO mais nos bilhões ou até trilhões gastos diretamente com os programas "sociais".
E a fome? A saúde? Os pobres?
Realmente existe a necessidade de ajudá-los, mas não somente dar tudo sem retorno. Gostei muito do programa Bolsa Escola, onde a criança precisava ter BOAS notas para receber a bolsa, mas hoje, os programas são mais esmolas a fundo perdido.
O ser humano é preguiçoso por natureza, mas tais atitudes, somente vão aumentar com o tempo, o número de famintos...
Podemos e devemos entrar no contexto de fazer com que as coisas aconteçam, precisamos fazer a nossa parte, precisamos tomar as rédeas de algum associação ou entidade de apoio.
De que adianta uma pessoa ser "sustentada" pelo governo, que cada vez mais fica pobre? O Brasil precisa de gente que produza, crie divisas, exporte produtos e serviços. Veja o exemplo dos EUA... todos trabalham e tem somente essa idéia fixa, aqui no Brasil, trabalhar é coisa ruim... coisa de pobre... e isso que realmente somos, um povo pobre.
About the Author
Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui
Add Comment
Politics Articles
1. Como Os Serviços Bancários Apoiam As Pequenas Empresas Em Um Mercado CompetitivoAuthor: Daniel Dantas
2. The Decisions Made By The Andhra Pradesh Government Should Be Focused On Benefiting Future Generations
Author: krishna
3. How Daily News Is The Best Way To Stay Updated
Author: Uttra News
4. Donald Trump's New Tenure And Global Leadership
Author: Tahir Lateef
5. How Pm Narendra Modi Is Shaping International Relations In His Government
Author: marcus
6. Boost Your Election Campaigns With Digital Chunav Prachar Company: Maharashtra’s Trusted Partner
Author: DigitalSmart4u
7. Public Transport Revolution: Naidu's Metro And Public Transit Projects
Author: nannuri
8. The Role Of Naidu In Strengthening Andhra Pradesh's Financial Sector
Author: nannuri
9. Sustainable Development: Naidu's Environmental And Green Energy Policies
Author: nannuri
10. Reviving The Economy: Naidu's Strategies For Economic Development
Author: nannuri
11. How Taiwanese Players Avoid Being Defeated By "distorted Scientific Data"
Author: Jerry Chiang
12. Eci Videos Of Evm-strong Rooms Allegedly Show Fudging: Explosive
Author: Prema Sridevi
13. Healthcare Initiatives By Rajyavardhan Singh Rathore: Improving Public Health
Author: Aditya
14. A Realistic Path To Peace From Genocide To Global War And How We Can Stop It
Author: Dee knight
15. Is Naveen Patnaik Apprehending A Destructive Disintegration Of Bjd?
Author: Argus News